bispado de santa maria

VÍDEO: vivemos em uma sociedade plural cultural e religiosamente' diz novo arcebispo em primeiro pronunciamento

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)

O novo arcebispo de Santa Maria, que teve o nome anunciado em 2 de junho, dom Leomar Antônio Brustolin fez seu primeiro pronunciamento oficial na manhã deste sábado. Ele recebeu a imprensa junto do seu antecessor dom Hélio Adelar Rubert e do pároco da Catedral, padre Enio José Rigo no Bispado de Santa Maria, na Rua Silva Jardim, região central da cidade.


Doceira vende 25 vezes mais bolos depois de publicação de reportagem no Diário

Dom Leomar abriu sua fala com menção a algumas características da população santa-mariense, que é 66% católica. O novo arcebispo comentou sobre o grande contingente universitário e militar do município. Na bagagem, dom Leomar tem experiência como coordenador da pós-graduação em Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS) e conta com isso para estreitar laços com o mundo acadêmico. Ele defende a união e o diálogo para além do catolicismo.

- Cresce na igreja a consciência da responsabilidade ecumênica, aqueles que têm a causa comum, todo os cristãos caminharem juntos. Mas também do diálogo religioso. Com todos aqueles que buscam o bem comum e dias melhores, nós sentaremos juntos. Essa é uma perspectiva do católico, que significa "universal", para todos. Católico não é fechamento. Temos identidade própria, mas isso não impede de dialogar ou nos fechar. Todo fechamento é uma traição ao Evangelho. Vivemos em uma sociedade plural cultural e religiosamente. Isso não pode impedir que a gente se aproxime - defendeu.

Dom Leomar é de Caxias do Sul e recém chegado em Santa Maria. Ele demonstra curiosidade sobre a cidade. Antes da entrevista coletiva começar, o arcebispo perguntava ao padre Enio sobre a localidade da Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas). A resposta veio em um mapa simulado em caneta no papel.

Primeira coleta do Santa Maria sem fome arrecada 65 kg de alimentos

PANDEMIA
Assumindo a arquidiocese em um cenário atípico, Dom Leomar não acredita que haverá um "novo normal". Para ele, o mundo pós-pandemia será de um novo trabalho. A máxima de que "sairemos melhor disso tudo" não é tomada como absoluta para o arcebispo, que argumenta que há como resultar melhora ou piora individual a partir do período pandêmico. Uma certeza, segundo ele, é que um aprendizado é a "consciência do que é viver".

Ainda antes do começo oficial da fala, Dom Leomar também questionou à reportagem do Diário sobre o andamento da vacinação contra a Covid-19 no município. Este assunto voltou à tona quando ele foi perguntado sobre como avalia a atuação do poder público no combate à pandemia. Em resposta polida, o arcebispo afirmou que é necessário defender a vida em qualquer instância - municipal, estadual e federal.

Fichas se esgotam nos primeiros minutos de ação em todos os pontos de vacinação

EDUCAÇÃO
Dom Leomar também comentou sobre a Campanha da Fraternidade de 2022, cujo tema será Fraternidade e Educação. Ele defender uma educação humanista e solidária. O argumento é de que não se pode formar indivíduos para o mundo do trabalho sem formá-los para a vida e com preocupação voltada ao ser humano.

ROMARIA
Questionado sobre a possibilidade de a 78ª Romaria ser no formato tradicional, Dom Leomar afirmou não saber, já que chegou recentemente à cidade. Ano passado, a imagem de Nossa Senhora Medianeira foi seguida apenas por carros. A expectativa na arquidiocese, contudo, é de que o formato habitual ainda não seja viável neste ano, mesmo com o avanço da vacinação.

Em 14 de novembro, data prevista para a Romaria, a projeção é que todos os gaúchos acima de 18 anos estejam com ao menos com a primeira dose contra a Covid. A imunização completa, porém, é prevista apenas para dezembro.

O NOVO ARCEBISPO
Dom Leomar foi nomeado no começo de junho.A nomeação oficializada pelo papa Francisco obedece a uma norma da Igreja Católica que determina a renúncia do cargo aos 75 anos, idade completada pelo até então arcebispo dom Hélio Adelar Rubert, ainda no ano passado. A posse de dom Leomar, porém, ocorrerá no dia 15 de agosto, às 10h, no Santuário-Basílica da Medianeira. A Arquidiocese de Santa Maria se desdobra em 26 municípios e 39 paróquias.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria registra acumulado de mais de 67 mm de chuva neste fim de semana

Próximo

Concurso da prefeitura para cargos da área administrativa é neste domingo

Geral